Surfando para o Futuro

Ondas de aprendizado para jovens de Itacaré

Participantes da aula inaugural do Projeto Surfando para o Futuro da Tiririca, dia 17 de maio de 2022 / Foto: Willian Mixtura

A prática do surfe é relatada desde o século XVIII por navegantes durante suas viagens pelo Oceano Pacífico e ilhas polinésias.

Itacaré é um dos melhores lugares do Brasil para surfar. Pela qualidade das ondas e a estrutura turística diversificada a cultura do surfe é intimamente enraizada na matriz cultural Itacareense.

O surfe é um esporte completo, e não apenas sob o aspecto físico, pois também exige consciência ambiental, senso de segurança, respeito, disciplina, determinação e espírito de grupo, além de incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável.

O projeto Surfando para o Futuro foi idealizado pela Associação de Surf de Itacaré (ASI), entidade com 32 anos de atuação e experiência, responsável por organizar mais de 100 campeonatos de surfe em Itacaré, inclusive eventos do circuito internacional.

Desde  2016 o projeto é desenvolvido com estudantes da rede pública municipal de ensino, coordenado pela equipe da ASI, com ajuda de voluntários e doações financeiras de empresários locais.

Em 2021, mediante celebração de termo de cooperação, a ASI passa a ter o apoio e fomento do Instituto Yandê Itacaré.

Em 2022, o Projeto Surfando para o Futuro atenderá a 40 crianças, com idade entre 8 e 13 anos, matriculados Escola Municipal Maria Benjamina da Cruz - Itacaré – BA.

As atividades estão previstas para o período entre maço a dezembro/2022, sendo 20 alunos(as) cada turno, matutino e vespertino. 

As crianças terão duas aulas de surfe semanais com instrutores surfistas experientes integrantes da ASI para apresentar o esporte e seus princípios fundamentais. 

Toda aula terá dinâmicas de educação ambiental e lanche balanceado por nutricionista.

O projeto também oferecerá atividades complementares como reforço escolar e assistência psicopedagógica com apoio do Centro de Referência em Assistência Social Municipal de Itacaré.

As pranchas de surfe utilizadas no projeto são de uso coletivo e cada criança receberá seu kit pessoal de equipamentos com camisa de proteção UV, bermuda, boné, filtro solar e caneca exclusiva, reduzindo-se a utilização de utensílios descartáveis e geração de resíduos durante o lanche coletivo.

Os uniformes do projeto foram oferecidos pela South to South, conceituada empresa de moda esportiva que atua em Itacaré desde 1988 e contribui para o desenvolvimento do surf na cidade.

Todas as ações do projeto terão participação e avaliação por integrantes da equipe do Instituto Yandê Itacaré. 

Anterior
Anterior

PINSI

Próximo
Próximo

Itacaré + Verde