PINSI

Programa de Incubação Social de Itacaré

PINSI é uma modalidade de apoio e fomento a projetos sociais inédita no município, com vistas a torna-los negócios sociais. Se distingue conceitualmente de iniciativas similares, por não se restringir à concessão direta de recursos financeiros, pois compreendemos que o processo de incubação oferece os melhores resultados quando inclui a oferta de capacitações, mentorias, assessoria técnico-financeira para adequação do capital-semente às especificidades do projeto social.

O programa de incubação social busca gerar o amadurecimento e aperfeiçoamento da iniciativa em todas as dimensões de um negócio. Assim, a equipe do Instituto Yandê Itacaré orienta o empreendedor social no planejamento de ações definindo objetivos, indicadores, metas e até planos de mediação. 

Esse monitoramento de atividades e resultados visa definir o impacto social da iniciativa e atender às expectativas de credibilidade e transparência para as partes envolvidas.

Para além dos resultados metrificáveis de cada projeto, o processo de incubação fortalece a cultura colaborativa, de aprender a fazer juntos, de constituir alianças estratégicas, de dar fluxo à capacidade criativa com o propósito de solucionar a demanda social motivadora do projeto.

Inúmeras iniciativas comunitárias evoluem, à base de tentativas e erros, desperdício de recursos, esforços concentrados em ações desconectadas de seus objetivos reais, parcerias incertas e ausência de processos internos. As organizações mantidas exclusivamente por donativos são as mais susceptíveis à interrupção de atividades.

Assim percebemos que nosso apoio, assessoramento e ações educativas aceleram o aprendizado das melhores técnicas de gestão e inovação, contribuindo para que estas organizações ou líderes sociais assumam a autonomia e soberania na busca de soluções que permitam alcançar sua sustentabilidade econômica.

Por ser o 1º Edital realizado com esse enfoque no município, consideramos satisfatório o total de 33 propostas inscritas no período de apenas 15 dias da chamada pública, revelando parte das demandas sociais locais e de organizações capazes de atuar ativamente no desenvolvimento local. Foram selecionadas 7 propostas em diferentes áreas.

Foi uma experiência muito gratificante trabalhar com a banca avaliadora composta por 11 profissionais residentes em Itacaré, atuantes em diferentes segmentos socioeconômicos da cidade, a fim de validar nosso processo seletivo.

A seguir apresentamos a síntese dos sete projetos selecionados, suas principais linhas de atuação, a caracterização do público-alvo, e adiante elencamos as contrapartidas sugeridas para os patrocinadores:

Linhas Conscientes

Capacitação técnica para modelagem, corte & costura e criação de um ateliê sustentável. Fortalecimento de um arranjo produtivo local capaz de atender ao comércio varejista de roupas, com criações autorais, bem como ao setor turístico para confecção de uniformes personalizados.

Nesse sentido, o projeto está delineado para desenvolver um ofício e promover a geração de renda para 10 mulheres adultas da área urbana de Itacaré.


Pimentas no Batuque

Capacitação cultural a partir de curso estruturado por abordagens teóricas e práticas.

Empoderamento e fortalecimento do protagonismo de mulheres em condições de vulnerabilidade social por meio da música percussiva, elaboração de figurinos e cenários, pesquisa folclórica e dinâmicas de interação como rodas de convívio, ensaios técnicos e apresentações públicas. O projeto é realizado por facilitadoras do Grupo Dedo de Moça e beneficiará a 25 jovens mulheres (13 a 18 anos), residentes em bairros periféricos de Itacaré.

Lutar para Vencer

Inclusão social e promoção de cidadania para crianças e adolescentes por meio do Jiu-Jitsu.

Curso de iniciação na modalidade esportiva com ênfase na filosofia do Jiu-Jitsu, em que se trabalha a disciplina, a concentração, princípios e valores morais da sociedade, com objetivo de gerar efeitos positivos em crianças e jovens, como afastamento da criminalidade, saber lidar com bullying e melhoria do comportamento na escola e  junto às suas famílias.

As vivências e aulas serão ministradas por um Mestre Faixa Preta, para um total de 20 jovens de ambos os gêneros, com idade entre 07 a 16 anos, residentes no bairro da Passagem.

Uruçu Viva

Fortalecimento técnico do grupo de meliponicultores (criadores de abelhas nativas, sem ferrão) do Assentamento Pancada Grande, na zona rural de Itacaré, como foco no manejo de colônias de abelha Uruçu-amarela (Melipona mondury), espécie ameaçada pelo desmatamento do bioma Mata Atlântica. As abelhas são essenciais para a manutenção de ecossistemas através da polinização e se estima que 30% da produção mundial de alimentos seja dependente da ação das abelhas.  A meliponicultura colabora para a conservação das abelhas nativas sem ferrão e capacitação para geração de renda para as famílias da zona rural, na produção de colônias e produção de mel e seus derivados. O projeto beneficiará 12 famílias e o ecossistema local.

Clube Digital

Inclusão digital e social por meio da capacitação em competências de planejamento e comunicação virtual. O conhecimento para usar as ferramentas tecnológicas de informação é condição essencial de inserção profissional e segurança individual, tendo em vista que cada vez mais têm se tornado frequente as atividades remotas no âmbito educacional e profissional. O clube atenderá a 25 meninas, com idade entre 13 a 16 anos, em condição de vulnerabilidade social, participantes dos projetos da Organização ETIV, no bairro da Passagem.

Cine Clube

Formação de jovens, docentes e líderes sociais para a implantação de um cineclube em Itacaré. Mobilização audiovisual com oficinas de criação, capacitação, debates e  exibições de obras cinematográficas de produção local.  O cineclube promoverá a sensibilização de no mínimo 100 (cem) jovens de diferentes localidades da cidade de Itacaré e selecionará 03 jovens periféricos locais como bolsistas e facilitadores junto as suas comunidades das ações cineclubistas.

Canoagem Sustentável

Contribuir para a sustentabilidade econômica da Associação de Canoagem de Itacaré – ACI por meio da criação de uma linha de produtos esportivos para comercialização, a fim de subsidiar a participação de atletas em competições. Itacaré é uma importante refeência na canoagem olímpica de velocidade, com vários atletas premiaddos em provas nacionais e internaccionais. O projeto beneficia mais de 100 atletas e representa um potencial dinamizador da cultura e da microeconomia do bairro histórico da Passagem.

Fé e Memória

Projeto de ampla relevância para o desenvolvimento cultural e turístico local, que consorcia o restauro artístico e arquitetônico da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo com a implantação do Museu de Itacaré. Apesar de não ter sido contemplado com o capital-semente concedido a pequenos projetos de empreendedorismo social, o projeto Fé e memória participa das capacitações ofertadas pelo Programa de Incubação Social de Itacaré, que contribuem principalmente para a elaboração do plano de atendimento aos visitantes do museu e desenvolvimento da linha de souvenirs. O IYI também promove a conexão da equipe museológica com investidores e parceiros em potencial.

Impacto Social e Empresas ESG

Nos últimos 10 anos o mercado de investidores acendeu um alerta para a sigla ESG, um conjunto de critérios que prevê mudanças na forma das empresas conduzirem seus negócios baseadas em práticas sustentáveis, ambientais, sociais e de governança corporativa.

Entretanto nem todas as empresas principalmente em países em desenvolvimento, podem se dar ao luxo de ter seu próprio setor de responsabilidade social. Paras as empresas que entendem a importância de se investir no desenvolvimento local, como forma de agregar valor à sua marca e que estão alinhadas com o desejo de gerar mudanças positivas onde atuam, apresentamos a oportunidade de sermos parceiros no Programa de Incubação Social de Itacaré.

O conjunto de projetos selecionados  pelo PINSI abrange áreas como:

a) empoderamento feminino;

b) incentivo ao esporte;

c) conservação de espécie ameaçada;

d) capacitação profissional;

e) inclusão digital;

f) e a inclusão social de pessoas em condições de vulnerabilidade.


Os projetos contemplam mais de 300 beneficiários diretos e acima de 1200 beneficiários indiretos, ao se considerar núcleos familiares, comunidade escolar, voluntários, comércio e prestadores de serviços locais.

Nossa equipe demonstra o caminho para que estes projetos sociais em breve sejam convertidos em negócios sociais, capazes de prover seus próprios recursos. 

Seu apoio financeiro convertido em capital-semente viabiliza essa jornada.


Contrapartidas sugeridas para Empresas Patrocinadoras norteadas por ESG


  • Oficinas de capacitação para gestão resíduos sólidos e apoio  à coleta seletiva;

  • Kit promocional de nossos ecoprodutos;

  • Logomarca no portal do Instituto Yandê Itacaré (IYI), seção apoiadores.

  • Logomarca em destaque no uniforme dos participantes do projeto e nos equipamentos utilizados.

  • Logomarca nas peças confeccionadas para eventos do projeto (banner, painéis, folhetos).

  • Locução indicativa de sua empresa durante os eventos do projeto.

  • Logomarca nas postagens do projeto nas redes sociais do IYI com link para seu perfil no texto descritivo da imagem.

  • Tempo para o patrocinador se apresentar, realizar entrega de brindes e ou sorteio de prêmios durante os eventos do projeto.

  • Inserção de sua marca e seu depoimento (se desejar), na produção audiovisual do projeto.

  • Citação de sua empresa na produção científica do projeto.

  • Participação de sua empresa em evento ambiental, como plantio comemorativo de árvore da Mata Atlântica em reserva florestal protegida.

Próximo
Próximo

Surfando para o Futuro