Nossa Praia + Limpa

Um modelo para inspirar outras praias

Projeto iniciado em junho/2021 a fim de propor soluções para a gestão de resíduos na Praia do Resende.

A partir de diagnósticos participativos junto aos cabaneiros na praia e ao público frequentador, foi possível elaborar um código de conduta consciente para o local.

Em oficinas de mobilização os cabaneiros da praia foram capacitados para atuar mais proativamente na varrição, triagem, embalagem e destinação correta de seus resíduos.

Instalamos sinalização educativa, bituqueiras e lixeiras na praia, destinadas à separação dos resíduos.

De modo a facilitar a coleta, foram instaladas na rua de acesso à praia três estruturas adequadas para o armazenamento dos resíduos (cascas de coco, materiais recicláveis e rejeitos).

As cascas de coco e os rejeitos são coletados pelo serviço municipal e os materiais recicláveis são coletados pelos agentes sanitários da Associação Vitória.

O monitoramento é realizado semanalmente pela equipe do IYI e voluntários, que juntos realizam sensibilização do público frequentador da praia, aferição de volume e peso de resíduos gerados, além das expedições mensais para registro fotográfico e captura de microlixo na areia, costões rochosos e trilhas.

O termo microlixo se refere a pequenos resíduos ou fragmentos de itens industrializados, que quando jogados no ambiente são levados pelo vento e pelas águas, causando poluição. 

Os principais constituintes de microlixo identificados na Praia do Resende são isopor, pequenos plásticos, lacres metalizados, tampinhas, cacos de vidro e bitucas de cigarro.  Esses resíduos são confundidos com alimentos  e causam a morte - por asfixia e envenenamento - de milhares de animais aquáticos, diariamente, no mundo todo.

Cada pessoa é responsável por destinar corretamente seus resíduos. 

Colabore também para manter nossa praia + limpa!

Anterior
Anterior

Itacaré + Verde

Próximo
Próximo

Rumo ao Lixo Zero